Curso de maquiador gratuito no Senac 2020 – Inscrição

Com uma carga total de apenas 160 horas, o curso de maquiador gratuito do Senac é uma das melhores alternativas para quem deseja se atualizar ou aprender técnicas de maquiagem do zero.


O curso é oferecido em todo o Brasil e para se inscrever é necessário apenas que o candidato seja maior de 16 anos e tenha estudado até o 6º ano do ensino fundamental.

O investimento do curso varia de estado para estado. No entanto, através de programas sociais, como o Pronatec ou Programa Senac de gratuidade, o curso de maquiador do Senac sai de graça.

Um pouco sobre a instituição

Senac unidade medianeira pr
Divulgação: Unidade do Senac de Medianeira, no Paraná.

Nascido a mais de 70 anos atrás, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é um dos grandes destaques da modalidade de ensino do Brasil. Levando capacitação e cursos de qualidade a todos os estados brasileiros.


O Senac foi criado com o objetivo de levar cursos de profissionalização aos jovens e adultos. No entanto, a ideia deu tão certo que em pouco tempo a entidade já estava presente em diversos estados do Brasil. Atualmente, você pode encontrar:

  • Cursos técnicos;
  • Cursos EAD;
  • Graduação;
  • Pós-graduação.

Nos cursos livres, por exemplo, o Senac oferece mais de dez categorias diferentes para vocês escolher, incluindo: cursos de gestão, cursos de informática, gastronomia e outras.

Além de vender a maioria dos cursos, o Senac também recebe incentivos do Governo Federal. Diante disso, precisa oferecer cursos gratuitos, seja através do PSG ou Pronatec.

Cursos relacionados: Curso de cabeleireiro Senac 2020

Curso de barbeiro no Senac

Curso de maquiador Senac 2020

Curso de maquiador Senac 2020


O curso de maquiador, assim como outros cursos na categoria beleza, é realizado na prática, ou seja, o aluno aprende colocando a mão na massa.

Além do curso de maquiador, que tem uma carga horária média de 160 horas, a instituição também oferece o curso de automaquiagem, destinado a pessoas que querem dominar essa arte e com tempo economizar. Outra opção é o curso de atualização em maquiagem, composto de apenas 15 horas e 100% prático.

O curso de maquiador gratuito não é considerado um curso de nível avançado. Logo, tanto que já trabalha na área, mas quer se atualizar, quanto para quem está iniciando, podem participar.

Durante o curso de maquiador Senac, você vai aprender:


  • Organizar o ambiente de trabalho e deixa-lo mais atraente aos clientes;
  • Como fazer as mais atuais maquiagens no rosto da cliente, essa etapa é composta por 96 horas, ou seja, mais da metade do curso;
  • Por fim, o aluno aprenderá mais sobre o mercado de trabalho e quais os desafios de empreender ou trabalhar como maquiador.

Os professores ainda passarão uma lista de todos os acessórios necessários para começar a trabalhar como maquiador. Citamos alguns:

  • Pinças;
  • Tesoura pequena;
  • Guarda-pó;
  • Muitos outros.

Curso gratuito de maquiador

Acredito que essa seja a parte do texto que você estava esperando.

Conforme já falamos durante esta postagem, o curso de maquiador não é gratuito para todos. Todavia, você pode conseguir uma das vagas gratuitas através do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

Para concorrer a uma das vagas do curso gratuito de maquiador do Senac 2020, o interessado precisa ser ligeiro e acessar o site da instituição de seu estado. Em seguida, procurar pela aba referente ao PSG e solicitar a inscrição no processo seletivo.

Após a inscrição enviada através do site ou diretamente na instituição, o candidato deverá aguardar a divulgação do resultado do processo seletivo. Caso o seu nome estiver na lista, leve os documentos necessários até uma das unidades do Senac.

Quem pode se inscrever para o PSG?

Diferente do que dizem, para conseguir uma vaga de graça através do PSG 2020, não é necessário cumprir muitos critérios, apenas os da lista:

  • Não ter abandonado ou desistido de um curso gratuito do Senac, nos últimos dois anos;
  • Não estar concorrendo outras vagas;
  • Receber renda per capita mensal familiar de no máximo dois salários mínimos federais.

Salário mínimo per capita federal

É normal ter dúvidas sobre o salário mínimo per capita. No entanto, ele se difere do salário que conhecemos.

Por exemplo: Digamos que você more em uma casa que a renda mensal é de 10 mil reais, isso não significa que você tem renda maior que dois salários mínimos per capita.

Por que?

Em sua residência o salário somado de todos os que trabalham alcança 10 mil. No entanto, 6 pessoas estão trabalhando. Logo 10 mil dividido por 6 é a igual a R$1666,66, valor inferior a 2 salários per capita federal.

Inscrição curso de maquiador Senac 2020

inscrições abertas cursos do senacSão duas formas de se inscrever para o curso de maquiador Senac 2020. Primeiramente, através da internet, e segundo, através de uma das unidades do Senac mais próxima.

É importante dizer que nem todos os estados aceitam inscrições através da internet. Alguns apenas a pré-inscrição e outros apenas mostram informações sobre os cursos disponíveis.

No dia de se inscrever para o curso de maquiador, leve os seguintes documentos:

  • RG e CPF, mas pode ser substituído pela CNH;
  • Um comprovante de residência atual (Faturas de cartão de crédito não serão aceitas);
  • Histórico ou certificado escolar de conclusão de pelo menos o 6º do Ensino Fundamental.

Se optar se matricular pelo site. Entre na página inicial do Senac do seu estado, selecione “cursos livres”, seguido da categoria beleza e o curso de maquiador. Por fim, clique no botão inscrever-se e preencha todas as informações solicitadas.

Para maiores informações, acesse o Senac BR.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *