Curso de recepcionista no Senac 2020 | Valor, unidades e vagas

O curso de recepcionista do Senac 2020 é um dos melhores investimentos que você pode fazer este ano, principalmente se você quer trabalhar ou já trabalha com essa função. O curso está disponível em diversas unidades do Brasil, praticamente em todos os estados.


A modalidade não requer muitos critérios, exige apenas o 9º ano do Ensino Fundamental e idade mínima de 15 anos. Cumprindo os requisitos informados, você já pode se matricular.

Além disso, algumas unidades do Senac oferecem o curso gratuitamente, através do PSG. No entanto, falaremos mais sobre o assunto no decorrer dessa postagem e tiraremos todas as suas dúvidas sobre o curso de recepcionista do Senac, um dos mais procurados da atualidade.

Sobre o curso de recepcionista Senac

O curso de recepcionista do Senac 2020 é composto por apenas 120 horas. No entanto, são aulas bem proveitosas e bem divididas. Conforme abaixo:


  1. Recepcionar e atender pessoas: Neste módulo, o inscrito aprenderá como atender bem as pessoas, identificar suas necessidades, fazer as melhores orientações, dentre outras coisa do tipo;
  2. Organização: No segundo módulo, composto por 84 horas, o aluno aprenderá tudo sobre como se organizar na recepção, como fazer encaminhamentos, receber e fazer pagamentos de contas, assim como protocolos e arquivamentos;
  3. Projeto integrador: No último módulo, com apenas 16 horas, serão ensinados os assuntos mais técnicos sobre o curso de recepcionista.

curso de recepcionista senac

Veja também: Curso de barbeiro no Senac
Curso de Maquiador no Senac

Conforme anunciado na introdução, para ter direito a uma das vagas é necessário que o candidato tenha idade igual ou superior a 15 anos, bem como ter concluído pelo menos o 9º ano do Ensino Fundamental.

Valor do investimento

O valor do investimento varia de estado para estado, com um preço médio de R$1200,00. No estado do Paraná, por exemplo, você pode fazer o curso pagando R$1299, valor que pode ser parcelado em até 12x no cartão de crédito.

Para os demais estados, favor consultar o site da instituição referente.

Como se inscrever para o curso de recepcionista Senac

O procedimento de inscrição no curso de recepcionista do Senac é similar em todos os estados. Todavia, é preciso acessar a página oficial e notar as diferentes. Tomaremos como exemplo uma inscrição no site do Senac PR:



  • Primeiramente, acesse o site do Senac de seu estado, no nosso exemplo: https://www.pr.senac.br/;
  • Na página seguinte, selecione a modalidade “livres”. No seu estado pode estar como “aprendizagem”;
  • No terceiro passo, marque a categoria “Gestão”, seguido de “Curso de recepcionista”;
  • Em seguida, leia todas as informações da página e clique no botão “Inscrever-se” ou “Matricula”. Todavia, se a unidade onde você deseja estudar não esteja com as inscrições abertas ou simplesmente não aceita inscrições na internet, você poderá ver mensagens do tipo “Avise-me quando disponível” e “Deixe que entramos em contato com você”.

Viu como é prático se inscrever online?

No entanto, se o seu estado não oferece matriculas dessa forma, você precisará recorrer a unidade mais próxima e solicitar a sua inscrição. Porém, sugerimos que você consulte a página do Senac 2020, mesmo se tem plena intenção de se matricular na unidade, assim você não corre o risco de chegar a unidade e não ter o curso disponível.

Documentos necessários

Além de cumprir com os requisitos mínimos que já foram citados, você ainda precisa apresentar os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade e CPF ou CNH;
  • Histórico escolar com pelo menos o 9º ano concluído;
  • Comprovante de residência atualizado.

Curso gratuito pelo Programa Senac de Gratuidade

De forma geral o curso de recepcionista do Senac é pago. Contudo, você pode tentar concorrer uma das vagas através do Programa Senac de Gratuidade 2020, mas para isso é necessário suprir alguns pré-requisitos:

  • Atualmente receber renda familiar igual ou inferior a dois salários mínimos per capita mensal;
  • Não estar matriculado em outros cursos do Senac de forma gratuita;
  • Não ter desistido de um curso do Senac nos últimos dois anos.

Está apto para se inscrever no PSG 2020? Ótimo, o próximo passo é acessar a página do Senac de seu estado e buscar pelo menu “Cursos gratuitos PSG” ou “PSG”. Caso o edital esteja disponível, faça a sua inscrição com seu dados pessoais, de morada e renda.

Por outro lado, conseguir enviar a sua inscrição a tempo não garante nenhuma vaga. Isso acontece porque os candidatos são convocados por ordem de inscrição. Diante disso, quanto antes você se inscrever, maiores serão as suas chances.

Gostou? Veja também: Curso de cabeleireiro no Senac
Curso de confeitaria no Senac



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *