PRONATEC 2020 Cursos – Vagas gratuitas para o Senac

O PRONATEC 2020 é uma das formas de jovens e adultos de todas as regiões brasileiras fazerem um curso gratuito em 2020. Todavia, é preciso ficar atento aos critérios para não perder a sua vaga no processo seletivo.


Assim como o Programa Senac de Gratuidade (PSG), os interessados em realizar um curso gratuito no Senac também podem se inscrever no Pronatec, ou seja, o candidato aumenta suas chances.

De fato milhões de pessoas nunca tentaram realizar sua inscrição no programa ou nem sequer sabem por onde começar. Pensando em ajudar essas pessoas, criamos uma postagem completa que te explicará tudo sobre o Pronatec 2020.

Pronatec 2020
Pronatec 2020 – Vagas gratuitas para jovens de todo o Brasil.

O que é o Pronatec?

O Pronatec é um programa criado em 2011 e mantido pelo Governo Federal, visto que tem como objetivo levar cursos gratuitos a jovens que atualmente estão no ensino médio ou terminaram recentemente.


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego faz parcerias com empresas privadas reconhecidas nacionalmente, tais como o Senac e o Senai.

Uma boa notícia para quem quer uma das vagas é que todos os anos o número de vagas ofertas aumenta. Neste ano de 2020, o número promete ser bem maior que nos anos anteriores, porém, com o aumento de vagas, também aumenta o número de inscritos. Por isso, é importante não errar na hora de solicitar uma das vagas.

Veja também | Cursos Senac 2020 gratuitos.

Quem pode concorrer uma das vagas do Pronatec 2020?

Posto que o objetivo principal do Pronatec 2020 é agregar conhecimentos aos jovens brasileiros, nem todos os interessados poderão enviar a sua inscrição para o programa.

Conheça os critérios exigidos pelo Ministério da Educação do Brasil para se inscrever no Pronatec 2020:

  • Precisa estar atualmente estudando no ensino médio em escolas públicas, também incluem quem frequenta a modalidade EJA, Educação Jovens e Adultos;
  • Pessoas que estejam desempregados, podem estar matriculados no ensino médio ou não;
  • Jovens que atualmente participam de algum programa de baixa renda do Governo Federal, como é o caso do Bolsa família;
  • Jovens que tenham concluído seu ensino médio completo em uma escola da rede pública.

Caso o seu perfil não se enquadre nos critérios acima, infelizmente você não poderá se inscrever para o Pronatec 2020.


Pronatec 2020 - Vagas abertas

Cursos para o Pronatec 2020

Os cursos oferecidos pelo Pronatec 2020 são todas da modalidade técnica, pois o objetivo é dar uma profissão aos jovens interessados.


Atualmente é possível escolher três tipos de modalidades diferentes na hora da inscrição, mas é preciso tomar cuidado para não selecionar a errada e acabar perdendo a sua vaga gratuita.

Se você já concluiu o ensino médio, a modalidade indicada é o “Técnicos I”, cujo oferece cursos com duração de aproximadamente um ano. Se você ainda está cursando o ensino médio, é preciso selecionar a modalidade “Técnicos II”, que oferece cursos com duração mínima de um ano.

Contudo, se você já concluiu seus estudos e já está inserido no mercado de trabalho, seja atuando ou desempregado, você pode optar por fazer um curso do FIC, modalidade que traz oportunidades com duração média de 2 meses e tem como objetivo capacitar os jovens para aperfeiçoarem o que já fazem em seus locais de trabalho.

Por ir muito além dos cursos oferecidos pelo Senac 2020, o Pronatec oferece dezenas de opções em cursos técnicos, dentre eles destaque para:

  • Curso técnico em administração;
  • Curso técnico de enfermagem;
  • Curso técnico de mecânica;
  • Curso técnico em meio ambiente;
  • Curso técnico de tecnologia da informação;
  • Curso técnico de recursos humanos.

Esses são apenas alguns dos cursos que você pode fazer utilizando o Pronatec 2020. No entanto, é preciso consultar a disponibilidade do curso para a cidade onde você mora.

Número de vagas disponíveis para o Senac 2020

As vagas disponíveis para o Pronatec 2020 varia de acordo com o tamanho do estado e número de parcerias realizadas entre o Pronatec e instituições de ensino locais.

No ano de 2019, o Pronatec ofereceu mais de 1000 vagas para estados como o Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros. Do mesmo modo, espera-se que em 2020 esse número se mantenha ou aumente.

Recomendamos que você fique atento as novidades postadas no site oficial do Pronatec para não perder o período de inscrições e garantir a sua vaga.

Como se inscrever para o Pronatec 2020?

Apenas as inscrições enviadas através do site do Pronatec serão aceitas. O procedimento é bastante simples e pode ser feito em apenas alguns minutos.

pronatec 2020 - site para inscrições

  • Antes de qualquer coisa, acesse a página inicial do Pronatec, através do endereço: http://portal.mec.gov.br/pronatec;
  • Na página, selecione qual a modalidade de curso, estado onde você vive e em qual instituição deseja estudar;
  • Note que deverão abrir diversas opções à sua escolha, caso isso não aconteça, será necessário selecionar outra instituição de ensino.

O Senac é uma das instituições favoritas para quem deseja fazer um curso do Pronatec 2020. No entanto, em alguns estados não existe nenhuma parceria firmada, logo não haverá cursos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *