SENAC SP 2020 – Cursos, inscrições, vagas gratuitas

O Senac SP 2020 promete um ano recheado de novas vagas, principalmente oportunidades gratuitas para todas as unidades, tanto pelo PSG, quanto Pronatec e vagas próprias.


A instituição do estado é considerada referência de ensino para São Paulo, além disso, traz cursos de qualidade que realmente coloca os formados dentro do mercado de trabalho já com experiência.

Além das 24 unidades do Senac presentes na capital São Paulo, a instituição ainda tem unidades espalhadas por todos os cantos do estado, são elas: Americana, Araraquara, Araçatuba, Barretos, Bauru, Bebedouro, Bertioga, Birigui, Botucatu, Campinas, Catanduva, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapira, Itu, Jaboticabal, Jaú, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi Guaçu, Piracicaba, Pindamonhangaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, Salto, Santos, Sorocaba, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São João da Boa Vista, Taubaté, Votuporanga, Campi, Aguas de São Pedro, Campos do Jordão e Santo Amaro.

SENAC SP 2020 - Bandeira do estado


Veja também | SENAC PR – Cursos abertos
SENAC RS – Vagas abertas

Cursos técnicos do Senac SP 2020

A modalidade de ensino técnico do Senac SP é uma das mais procuradas pelos alunos. Além disso, a escola possui dezenas de cursos divididos por área do conhecimento, destaque para os cursos de gestão e negócios, que trazem os cursos técnicos de administração, comércio, finanças e recursos humanos.

 Os cursos técnicos em tecnologia da informação também merecem destaque. Conheça alguns:

  • Assistente de Produção 3D
  • Assistente de Segurança em Redes de Computadores
  • Desenvolvedor Web
  • Desenvolvedor de Sistemas
  • Técnico em Informática
  • Técnico em Redes de Computadores

Do mesmo modo que as áreas citadas, os interessados ainda encontram cursos de saúde, gastronomia, educação, moda, meio ambiente e outros.

Quer conhecer todos os cursos disponíveis? Acesse: https://www.sp.senac.br/.

Cursos livres gratuitos

Os cursos livres gratuitos do Senac SP 2020 acontecem sempre nos períodos da manhã e tarde. Para se inscrever é necessário se encaixar dentro de alguns requisitos exigidos pela instituição.


Os livres são cursos de curta duração que são realizados em sua maioria na prática. Desse modo, é comum encontrar cursos de culinária gratuito que é completado em apenas 15 horas.

senac sp - unidade de São Paulo

A maioria dos cursos livres do Senac SP 2020 não são gratuitos. Para identificar os que não necessitam de pagamento, basta procurar pela letra “G” de grátis, que fica logo após a descrição do curso.


Assim como os cursos técnicos, a modalidade livre é composta de várias categorias, que incluem: Arquitetura, beleza, comunicação e artes, desenvolvimento social, educação, eventos e lazer, gastronomia e alimentação, limpeza, meio ambiente, moda, gestão e negócios, tecnologia da informação, saúde, dentre outros.

Programa Senac de Gratuidade Senac SP 2020

O PSG é um programa criado em 2008, em uma parceria fechada entre o Senac e o Governo Federal, com o objetivo de levar ensino de qualidade às pessoas mais carentes do Brasil.

A saber, o PSG do Senac SP 2020, os critérios para vagas gratuitas dos cursos técnicos e cursos livres são as mesmas válidas em todo o Brasil.

Para se inscrever em uma das vagas gratuitas do PSG SP 2020, o interessado deve acessar a página oficial: http://www.sp.senac.br/

Os critérios para participar do PSG são:

  • Receber renda familiar de no máximo dois salários mínimos ao mês;
  • Não ter matricula em outro curso gratuito do Senac São Paulo;
  • Não estar fazendo outro curso gratuito do Senac São Paulo;
  • Durante os últimos dois anos, não pode ter abandonado um curso gratuito.

Senac SP 2020 - Vagas para o PSG

Veja também | Pronatec 2020 – Cursos gratuitos e inscrições
Cursos gratuitos Senac 2020

Como se inscrever para os cursos do Senac SP ?

No tópico anterior você aprendeu como concorrer uma das vagas do PSG, mas se o seu objetivo é concorrer uma das vagas normais, siga esse tutorial.

Para fazer a pré-inscrição é muito simples, acesse o site oficial do Senac SP da unidade que você deseja realizar o curso, selecione a modalidade e o curso desejado e complete a sua inscrição fazendo um cadastro ou entrando com nome de usuário e senha anteriormente cadastrados.

Se você não tem certeza sobre como fazer a sua inscrição através da internet, o Senac SP 2020 também permite que o candidato realize a sua inscrição de forma presencial. Assim sendo, o interessado ou responsável deve ir até a unidade mais próxima, se informar sobre as vagas disponíveis e solicitar a inscrição.

Documentos necessários para inscrição

Do mesmo modo, os candidatos que optarem pelas inscrições realizadas na internet ou presencial deverão levar os documentos na hora da matrícula.

  • RG e comprovante de inscrição pessoal (CPF) ou carteira nacional de habilitação (CNH);
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Histórico escolar de acordo com o curso escolhido;
  • Se concorre uma das vagas gratuitas é necessário apresentar o comprovante de renda.

Por fim, o Senac São Paulo possui uma central de atendimento preparada para esclarecer as principais dúvidas de seus alunos. Utilize o 4090-1030 para capitais e regiões metropolitanas e 0800-883-2000 para demais regiões.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *